✓ Compreender os fundamentos teóricos e práticos da educação bilíngue, incluindo modelos educacionais, políticas linguísticas e abordagens pedagógicas eficazes.
✓ Desenvolver estratégias eficazes para promover o desenvolvimento da proficiência em inglês entre os estudantes, considerando suas necessidades individuais e contextos culturais.
✓ Dominar métodos de ensino específicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que favoreçam o aprendizado da Língua Inglesa de forma integrada e significativa.
✓ Capacitar-se para planejar e implementar currículos integrados bilíngues, alinhados com os padrões curriculares locais e as necessidades dos alunos.
✓ Aprender a avaliar o progresso e a aprendizagem dos alunos em contextos bilíngues, utilizando uma variedade de ferramentas e técnicas de avaliação adequadas.
✓ Explorar o potencial da tecnologia educacional para enriquecer o ensino e a aprendizagem em ambientes bilíngues, integrando recursos digitais de forma eficaz.
✓ Adquirir competências para promover a inclusão e valorizar a diversidade cultural na sala de aula bilíngue, criando um ambiente acolhedor e respeitoso para todos os alunos.
✓ Desenvolver habilidades para criar e adaptar materiais didáticos adequados ao contexto bilíngue, que atendam às necessidades específicas dos alunos e promovam o engajamento.
✓ Aprimorar a capacidade de estabelecer parcerias eficazes com pais, famílias e comunidades locais, reconhecendo sua importância no apoio ao sucesso educacional dos alunos bilíngues.
✓ Integrar a pesquisa e a prática reflexiva como parte do processo contínuo de desenvolvimento profissional, buscando constantemente aprimorar suas habilidades e práticas pedagógicas em educação bilíngue.
1- Fundamentos da Educação Bilíngue: Teoria e Prática
Teorias linguísticas aplicadas à educação bilíngue
Modelos educacionais em contextos bilíngues Políticas linguísticas e educação bilíngue
2- Desenvolvimento da Proficiência em inglês para Alunos Bilíngues Metodologias e Estratégias de ensino de vocabulário e gramática em inglês
Desenvolvimento da habilidade de fala e escuta em inglês Promoção da leitura e escrita em inglês
3- Métodos de Ensino de Língua Inglesa para os Anos Iniciais Abordagens comunicativas no ensino de inglês
Jogos e atividades Lúdica no Ensino da Língua Inglesa
Integração de habilidades linguísticas
4- Currículo Integrado Bilíngue: Planejamento e Implementação Desenvolvimento de unidades temáticas
Adaptação de materiais didáticos para o ensino bilíngue
Integração de competências linguísticas e conteúdos acadêmicos
5- Avaliação e Avaliação da Aprendizagem em Contextos Bilíngues Estratégias para avaliar o progresso dos alunos em ambientes bilíngues
Métodos de avaliação específicos para medir a proficiência em inglês dos alunos bilíngues
6- Tecnologia Educacional para o Ensino Bilíngue
Integração de ferramentas digitais no ensino bilíngue
Desenvolvimento de recursos digitais bilíngues
Uso de Tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem em contextos bilíngues
7- Educação Inclusiva e Diversidade Cultural na Sala de Aula Bilíngue
Diversidade Cultural e Linguística
Inclusão de alunos com necessidades especiais em ambientes bilíngues.
Promoção do multilinguismo e da identidade cultural na sala de aula bilíngue
8- Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino Bilíngue
Criação de materiais didáticos digitais para o ensino bilíngue
Adaptação de materiais didáticos existentes para contextos bilíngues
Incorporação de materiais autênticos e culturalmente relevantes
9- Literatura em Contextos Bilíngues
Literatura infantil: Histórias contadas e cantadas no contexto bilingue
Análise de textos literários em inglês
Criação de projetos literários colaborativos
10- Estudo Prático Dirigido em Educação Bilíngue
Design de Projetos de Aprendizagem Multidisciplinares
Elaboração de Projetos Bilíngues
Apresentação e Avaliação dos Projetos.
Atualmente, há uma crescente demanda por profissionais qualificados na área de educação bilíngue. Iniciar um MBA nesta especialização agora me posicionará de forma competitiva no mercado de trabalho, atendendo a essa demanda específica por conhecimento e expertise na área.
Atualmente, há uma crescente demanda por profissionais qualificados na área de educação bilíngue. Iniciar um MBA nesta especialização agora me posicionará de forma competitiva no mercado de trabalho, atendendo a essa demanda específica por conhecimento e expertise na área.
Como funciona o curso?
As aulas são ministradas ao vivo e online, onde o aluno poderá interagir com os professores e colegas.
Qual a duração do curso?
O curso tem duração de 12 meses e carga horária total de 360 horas/aula.
Em quais dias acontecem as aulas?
As aulas acontecem durante um final de semana por mês nos seguintes horários:
Sexta-feira: 18:00 às 23:00 horas;
Sábado: 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 19:00;
Domingo: 08:00 às 13:00.
Posso assistir as aulas quando quiser?
Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os vídeos ficarão disponíveis para visualização durante todo o prazo regular da disciplina e mais 3 meses após o término do curso. Dentro desse período, você poderá visualizá-los quantas vezes quiser, no dia e horário que preferir.
Tem algum material de apoio?
Sim. Será disponibilizado, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os materiais de apoio que complementam as aulas dos professores.
Serão realizadas atividades avaliativas?
Sim. Cada disciplina tem um critério avaliativo, definido pelo professor da respectiva disciplina. A nota mínima para aprovação é de 7 pontos, sendo a nota máxima 10 pontos.
Será emitido certificado de conclusão?
Sim! Após a aprovação em todas as avaliações de disciplina você poderá solicitar o certificado para a EBPÓS.
O curso é certificado pelo MEC?
Sim! Todos os cursos da EBPÓS são reconhecidos pelo MEC. A EBPÓS é polo da Faculdade UNIBF e tem uma parceria técnico-científica para a emissão dos diplomas de pós-graduação e MBA.
Graduação em Pedagogia, Mestra- linha de pesquisa, “Práticas escolares e aplicação do conhecimento”- UFG. Pós-graduação em
Psicopedagogia (2017). Pós-graduação em Neuropedagogia (2018). Pós-graduação em Gestão e Docência do Ensino Superior – (2018). Experiência em docência do Ensino Superior – Faculdade Padrão (2019- 2021) Coordenação Pedagógica -Graduação e Pós-graduação – Faculdade Noroeste – Coordenadora Pedagógica -Faculdade de Ensino
Superior Pelegrino Cipriani – FASPEC e Revisora Textual – FUNAPE.
Doutorando e Mestre em Administração (Finanças/Tributos). Auditor Fiscal Do Estado de Goiás desde 1998 e Perito Contábil.
Diretor Administrativo da EXPERTISE Consultoria e Treinamento LTDA, Profissional Contábil com experiência nas áreas Contábil/Fiscal/Tributária, Mestre em Administração pela UFRN (2010) professor de Graduação e Pós-Graduação.
Marcelo Bareato é Mestre em Direito Público pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP – UNIMEP; Doutorando em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá/RJ; Advogado Criminalista, Conferencista e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Legislação Penal Especial e Execução Penal em diversos cursos no Brasil e no Estrangeiro; Presidente Conselho de Comunidade na Execução Penal de Goiânia/GO; Conselheiro Nacional ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas; Membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional OAB/GO; Coordenador da Subcomissão de Direitos Humanos para o Sistema Prisional da Seccional OAB/GO; Membro da Coordenação de Política Penitenciária da OAB/NACIONAL; Membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura/GO; Coordenador da Comissão Intersetorial de Acompanhamento da Saúde no Sistema Prisional – CMSAG/GO.
Advogada especialista em Holding Familiar, Direito e Processo do Trabalho.
Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Unife.
Atuação na região do Sul de Minas Gerais.
Graduada em Psicologia. Com especialização em Gestão de Pessoas e Coaching. Com experiência de 10 anos na área de Recursos Humanos. Fundadora da Amazing Desenvolvimento Humano, atuando há 5 anos como Coach de Carreira, Palestrante e Treinadora nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. Analista Comportamental DISC, pela Thomas International.
Especializando em MBA em Holding e Planejamento Societário pela EBPOS (Escola Brasileira de Pós Graduação), Especializando em Educação a Distância pela Faculdade Visconde de Cairu, Especialista em Direito e Prática Tributária pela Faculdade Baiana de Direito, Especialista em Gestão Contábil e Tributária pela Universidade Federal da Bahia, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia. Seus interesses de pesquisa compreendem assuntos sobre marketing contábil, tipos societários, gestão dos tributos, direito tributário, viabilidades de negócios para empresas de pequeno porte, classe advocatícia, entre outros. Possui experiência em consultoria tributária e auditoria para pequenas, médias e grandes empresas. Trabalhou em grandes instituições nas áreas de consultoria tributária, outsourcing contábil, e auditoria contábil e tributária. Desenvolve atividades relacionadas a planejamento de negócios, gestão financeira, assessoria tributária, contabilidade, revisão de demonstrações contábeis, consultoria empresarial e reorganização societária. Atualmente é Conselheiro/Membro do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), CEO da Surplus Soluções Empresariais, Diretor Técnico do IBEF Bahia, professor Universitário titular da Faculdade Visconde de Cairu, e Palestrante.