Um instituição parceira da

Este curso proporcionará conhecimentos práticos relacionados aos principais desafios e questões na área de licitações e contratos, com um foco especial na economicidade, eficiência e probidade.
Acesso por até 90 dias após o Término do Curso.
Você é um advogado que busca se destacar neste segmento e oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes? Quer ampliar sua expertise e conquistar uma vantagem competitiva única? Apresentamos a você o Curso de Licitações e Contratos: Novas Perspectivas para Advogados!
Você é um contador que busca se destacar neste segmento e oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes? Quer ampliar sua expertise e conquistar uma vantagem competitiva única? Apresentamos a você o Curso de Licitações e Contratos: Novas Perspectivas para Contadores!
Você é um administrador que busca se destacar neste segmento e oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes? Quer ampliar sua expertise e conquistar uma vantagem competitiva única? Apresentamos a você o Curso de Licitações e Contratos: Novas Perspectivas para Administradores!
Este curso destina-se a profissionais de diversas áreas, incluindo Direito, Contabilidade, Economia e Administração, com ou sem experiência na área, bem como a profissionais da engenharia e gestores correspondentes, que busquem dominar completamente as regras e práticas em licitações e contratos administrativos. É necessário possuir um diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
MÓDULOS
1 – Direito administrativo e os princípios fundamentais na licitação;
2 – Mudanças legislativas e segurança jurídica para o licitante;
3 – Confecção de Termos de Referência;
4 – Compliance e preparação para licitação: passo a passo;
5 – Contratos e convênios administrativos;
6 – PPP e consórcios públicos;
7 – Pregão e as melhores estratégias de negócios;
8 – Improbidade, crimes licitatórios e a lavagem de dinheiro;
9 – Análise das Demonstrações Contábeis para Licitações e Contratos;
10 – Registro de preços e adesão à ata: aspectos práticos;
11 – Obras, serviços de engenharia e as licitações de alto valor;
12 – Contratação direta: erros evitáveis na dispensa e inexigibilidade licitatória.
EMENTA
Disciplina 1 – Direito Administrativo e os Princípios Fundamentais na Licitação: Nesta disciplina, você estudará os fundamentos do Direito Administrativo e da Administração Pública, compreendendo o regime jurídico que rege as ações do Estado. Além disso, abordará a Licitação, entendendo seu conceito, finalidades e como é disciplinada normativamente. Também explorará os princípios que norteiam a realização de licitações, garantindo sua legalidade e eficiência.
Disciplina 2 – Mudanças Legislativas e Segurança Jurídica para o Licitante: Nesta disciplina, você se aprofundará na compreensão das mudanças legislativas que ocorreram entre a antiga Lei de Licitações n. 8.666/93 e a nova Lei de Licitações n. 14.133/21. Explorará os princípios, definições e agentes públicos envolvidos no processo licitatório, considerando as novas regras trazidas pela Lei n. 14.133/21. Além disso, abordará questões relacionadas ao processo licitatório, contratos administrativos e segurança jurídica para os licitantes.
Disciplina 3 – Confecção de Termos de Referência: Nesta disciplina, você estudará o papel fundamental do Termo de Referência (TR) no processo de aquisição na Administração Pública. Aprenderá como elaborar o TR, evitando erros graves e direcionamento na contratação. Explorará os elementos essenciais do TR, bem como sua relação com o contrato. Além disso, discutirá como o TR pode beneficiar as Micro e Pequenas Empresas e a possibilidade de impugnação do edital sob a ótica do TR.
Disciplina 4 – Compliance e Preparação para Licitação: Passo a Passo: Nesta disciplina, você se familiarizará com conceitos básicos de compliance, especialmente no contexto administrativo e financeiro. Avaliará as mudanças introduzidas pela nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) em comparação com a Lei 8.666/1993, considerando suas implicações administrativas, fiscais e penais. Além disso, examinará como o compliance impacta as licitações, suas vantagens e desvantagens, e analisará casos práticos relacionados a licitações que envolvem o compliance.
Disciplina 5 – Contratos e Convênios Administrativos: Nesta disciplina, você aprenderá os conceitos fundamentais relacionados aos contratos administrativos, incluindo suas formalizações, garantias, prerrogativas da Administração e aspectos da execução e extinção. Também explorará os convênios, contratos de repasses, suas vedações, plano de trabalho, contrapartida, prestação de contas e denúncia. Tudo isso considerando a Lei Federal nº 14.133/21 e normas correlatas.
Disciplina 6 – PPP e Consórcios Públicos: Nesta disciplina, você compreenderá o conceito e as origens das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e os consórcios públicos. Explorará as modalidades de PPP, como concessão patrocinada e administrativa, e as peculiaridades da licitação nesse contexto. Além disso, estudará os consórcios públicos, incluindo suas características, participantes e processos de constituição, alteração e extinção.
Disciplina 7 – Pregão e as Melhores Estratégias de Negócios: Nesta disciplina, você adquirirá noções gerais sobre o pregão, incluindo seus conceitos, princípios e vantagens. Explorará o procedimento do pregão, critérios de julgamento, fase de habilitação e demais aspectos relevantes. Além disso, aprenderá sobre impugnações, recursos administrativos, sanções e estratégias de negócios relacionadas a essa modalidade de licitação.
Disciplina 8 – Improbidade, Crimes Licitatórios e a Lavagem de Dinheiro: Nesta disciplina, você estudará a Improbidade Administrativa, crimes em licitações e contratos administrativos. Distinguirá entre agente público e funcionário público, bem como analisará a lavagem de dinheiro, o papel do COAF e da UIF. Explorará as fases do processo de lavagem de dinheiro e as medidas de combate.
Disciplina 9 – Análise das Demonstrações Contábeis para Licitações e Contratos: Nesta disciplina, você se aprofundará em tópicos relacionados à contabilidade e análise de demonstrações financeiras. Isso incluirá o entendimento das normas contábeis, análise vertical e horizontal, indicadores financeiros e sua aplicação em licitações e contratos. Também abordará a análise crítica dos índices.
Disciplina 10 – Registro de Preços e Adesão à Ata: Aspectos Práticos: Nesta disciplina, você explorará o registro de preços conforme a Lei 14.133/2021. Estudará seus conceitos, princípios e objetivos no processo licitatório. Além disso, abordará as fases do processo licitatório, incluindo a adesão à ata de registro de preços e o portal nacional de contratações públicas.
Disciplina 11 – Obras, Serviços de Engenharia e as Licitações de Alto Valor: Nesta disciplina, você compreenderá as noções teóricas essenciais relacionadas a obras e serviços de engenharia em licitações de alto valor. Explorará o planejamento estratégico da licitação, o projeto básico, modalidades e tipos de licitação, bem como a contratação, fiscalização e gestão de contratos nesse contexto.
Disciplina 12 – Contratação Direta: Erros Evitáveis na Dispensa e Inexigibilidade Licitatórias: Nesta disciplina, você estudará a contratação direta e suas distinções, incluindo a dispensa e inexigibilidade de licitação. Comparará as hipóteses de dispensa e inexigibilidade entre a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 14.133/2021. Além disso, explorará procedimentos, publicidade dos atos.
Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Franca (2020); Especialista em Direito Processual Constitucional na Escola de Magistratura do Estado de Goiás (2017) e em Direito Constitucional e Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012).
Advogado, tendo atuado em inúmeras demandas de alta complexidade perante o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e Tribunais Superiores, no interesse de inúmeros Municípios, empresas de médio e grande porte e entidades sindicais e associações de classe. Possui experiência nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Eleitoral e Direito Coletivo, Sindical e Associativo. Atualmente, sócio proprietário do Neiva e Marra Advogados Associados, registrado na OAB/GO sob o nº. 3.250.
Mestra Desenvolvimento Regional e Urbano | Advogada | Licitações Sistema S/Consultoria em atendimento aos Serviços Sociais Autônomos, também chamados de Sistema S.
Sólida experiência em Licitações e Contratos. Consultoria. Cursos. Capacitações e Treinamentos Corporativos.
Advogado | Licitações e Contratos Administrativos
Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e pós-graduado em licitações e contratos administrativos pelo Instituto Goiano de Direito.
Advogado. Sócio do GMPR Advogados. Atuação em licitações e contratos administrativos.
Secretário-geral adjunto da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB/GO e ex-diretor de comunicação do Instituto de Formação de Líderes (IFL) Goiânia.
A escolha da advocacia como profissão a ser seguida sobreveio da união de dois prazeres: relacionamento com pessoas e a oportunidade de poder ajudá-las.
Administrador e Mestrando em Adm. pública | Professor de Licitações e Contratos, Administrador e Mestrando em Administração Pública. Mais de 15 anos de atuação na área de Compras e contratações públicas. Atua como professor e palestrante.
Mestrando em Direito, Inovação e Regulações do PPDG UNIVEL (Cascavel-PR), linha de pesquisa 1: Compliance e Instituições. Integrante do Projeto de Pesquisa Fundamentos do Compliance e sua Efetividade, do Grupo de Pesquisa em Direito e Regulações do PPGD Univel, coordenado pelos professores Alexandre Barbosa, Alfredo Copetti Neto, Jacinto Coutinho e Décio Franco David. Especialista em Direito Processual Civil (Pós- Graduação Lato Sensu – Faculdade Damásio de Jesus, 2015). Especialista em Direito Aplicado (Pós-Graduação Lato Sensu – Escola da Magistratura do Estado do Paraná, 2016). Conciliador e mediador certificado nos termos da resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (2019). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Univel de Cascavel-PR (2013). Advogado, com ênfase em direito processual e negocial, atuando nas áreas do agronegócio, planejamento sucessório e compliance.
Diretor Administrativo da EXPERTISE Consultoria e Treinamento LTDA, Profissional Contábil com experiência nas áreas Contábil/Fiscal/Tributária, Mestre em Administração pela UFRN (2010) professor de Graduação e Pós-Graduação.
Karina Jabbour, advogada há mais de 20 anos, palestrante, especialista em Direito Tributário, Especialista em Holding e Planejamento Societário, Especialista em Planejamento Patrimonial e Sucessório, Membro da EFAE – Escola de Formação em Advocacia Empresarial, Membro do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família, Membro da Comissão de Novos Mercados da OAB/SP.
Doutor em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutorando e Mestre em Direito Agrário (UFG) e Graduado em Direito (UFG). Graduando em Economia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Tem especializações em Direito Público, pelo Centro Universitário UniGoiás, em Direito Penal e Processo Penal e em Perícia Contábil pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Perito Criminal na Superintendência de Polícia Científica do Estado de Goiás. Já foi Coordenador-Geral de Ensino da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (2021-2022). Também foi Coordenador de Ensino Presencial e Pesquisa no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (2022-2023). Atualmente atua na área de Perícia Criminal Ambiental, estando lotado no Laboratório de Perícias Ambientais da SPTC-GO. Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sendo titular da cadeira de Direito Constitucional. Coordena os Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GEMA/UEG), em Natureza, Estado, Sociedade e Direito (GENES/UEG) e em Políticas Públicas e Agrariedades (GEPPA/UNIALFA). Editor-Geral da Revista de Direito Socioambiental da UEG (REDIS). Professor no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Avaliador cadastrado no INEP/MEC e no Conselho Estadual de Educação de Goiás. É professor e pesquisador na Escola de Pós-Graduação da Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás, na Escola Superior da Polícia Penal de Goiás, na Coordenação de Ensino da Polícia Técnico-Científica e na Coordenação de Ensino da Segurança Pública do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Agrário, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da segurança pública, direitos humanos e segurança pública, (des)envolvimento rural, políticas públicas, territorialidades, segurança e soberania alimentar e das águas.
ADVOGADA TRIBUTARISTA com foco em planejamento tributário, defesas administrativas e judiciais. MESTRANDA EM DIREITO TRIBUTÁRIO pela Universidade Católica da Argentina ? UCA. PÓS GRADUADA em DIREITO TRIBUTÁRIO pela Universidade Anhanguera-Uniderp. GRADUADA em DIREITO pela Faculdade Sul Americana – FASAM (2018). GRADUADA em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Universidade do Tocantins. HABILITAÇÃO PROFISSIONAL PLENA DE TÉCNICA EM CONTABILIDADE. HABILITAÇÃO PROFISSIONAL PLENA EM MAGISTÉRIO. PROFESSORA na Faculdade Sul Americana – FASAM no curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS na disciplina de Auditoria das Demonstrações Contábeis. PROFESSORA no MBA AUDITORIA DIGITAL E DIREITO TRIBUTÁRIO da BSSP, ministrando os módulos Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, Práticas de Direito Tributário & Contencioso (Administrativo e Judicial) e Compliance & Auditorias Tributárias.
Mestre em Economia de Empresas pela UFC, Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cearense (FaC), Estudante em Direito pela Uninassau, Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário, Professor de Graduação pela Faculdade Maurício de Nassau (Fortaleza,CE) e Pós Graduação, Professor de MBA Gestão Tributária e Contabilidade Digital da Dalmass/Cambury(PA); MBA Executivo em Contabilidade Digital e Tributária do ESP ? Instituto de Especialização do Amazonas/Cambury(AM), MBA Contabilidade Tributária e SPED no IBG Bussines Scholl ( MT), MBA Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária (IPOG), Contador, Especialista em SPED, Coordenador da Comissão do SPED do CRC/CE 2020/2021, Vice-Presidente da Comissão de Tributos Estaduais e Municipais CRCCE 2022/2023, Membro comissão do Simples CRCCE 2022/2023, Instrutor de Cursos na área Fiscal e Contábil, Ex-Presidente da EXECECIC e CALUPA, Sócio na Alcance Contadores Associados, Fundador da SPED Planet Treinamentos e Sócio da ESAT, Consultor nas áreas Contábeis, Fiscal e Planejamento Tributário.